Pular para o conteúdo principal

Chefs mais que especiais *




O PROJETO CHEFS ESPECIAIS – DOWN COOKING é um projeto  gastronômico para  pessoas Síndrome de down, que existe desde 2006. Com o abertura do Instituto Chefs  Especiais, ele passará a ser um projeto, carro chefe, dentro do Instituto.
O projeto tem por volta de 180 alunos e trabalha em esquema de rodízio para que  todos tenham oportunidade de participar, bem como os voluntários. Em média são 15  a 20 alunos convidados por aula, divididos por grau de dificuldade.



Os benefícios são inúmeros: entre eles a valorização da pessoa especial e de sua família, motivação e estímulo, descoberta de aptidões. O convívio entre iguais tem se mostrado muito importante para o grupo assim como a troca de informações entre os pais,  a autonomia, respeito, vencimento de limites, auxílio mútuo, o despertar do mundo gastronômico onde os ingredientes se transformam em pratos lindos e  saborosos que eles fazem e degustam, tudo isso num ambiente alegre onde a terapia  se faz de forma natural, sem que se perceba.
Com a criação do Instituto Chefs Especiais – I.C.E., o PROJETO CHEFS ESPECIAIS – DOWN  COOKING, continuará no mesmo formato, porém ampliando o número de aulas/mês, consequentemente de participantes e levando o projeto para outras regiões do Brasil, para abrigos e escolas de especiais.  Será o carro chefe do Instituto.

Para conhecer mais sobre esse lindo projeto, é só entrar nesses links aqui:

Eu tenho um priminho, que já falei aqui no blog, de 01 aninho com Síndrome de Down. Ele é o bebezinho mais fofinho e alegre que conheço. Dá risada de tudo, pega em você, quer tocar seu rosto sempre, te olha com amor, mesmo sendo tão pequeno, podemos perceber isso!!! Acho incrível um projeto como esses e pessoas do bem, ajudando, se doando! Quando nos doamos, também acrescentamos algo de bom e positivo em nossas vidas. Ficamos felizes, sorrisão no rosto, de bem com a vida, sabendo que plantamos uma sementona para que isso cresça cada vez mais!!!!
Parabéns aos envolvidos!!! Parabéns mesmo!!!!!


Comentários

  1. Olá Ana Paula, tenho uma coluna no site Gemelares, que fala sobre crianças especiais. ADOREI este projeto, eu poderia entrevista-la?! Me mande um email grazzi.motta@gmail.com

    Aguardo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Beijinho de Coco Vegano

Bom dia! Bom dia!
Preciso contar uma coisa para vocês, antes de irmos à receita, há alguns meses eu deixei de tomar leite (animal), não só pela conscientização (porque não como mais carnes também - exceto peixe, que ainda estou em processo de desapego), mas também por questão de saúde. Passava muito mal depois de tomar leite de caixinha, e o leite em pó começou a me fazer tão mal quanto. Isso tem um ano, mais ou menos, que comecei a perceber da onde vinha esse mal estar. Pois bem, testei os leites de Soja da Ades, o Original não gostei, era muito doce, já com o Zero me adaptei bem, porém, era muito caro. Pesquisei e fiz uns leites em casa, com Soja e depois Aveia. Gostei, gostei mesmo, mas eu esquecia de deixar de molho o grão um dia antes, e acabei desistindo de fazer.  Conclusão: Não tomo mais leite de manhã, e só consumo leite em comida, como por exemplo: bolos e molhos. Iogurte? Nem pensar! Só se for sem lactose ou de soja!
Mas...semana passada, passando pelo corredor do mercadin…

"Hambúrguer" de Couve-Flor

Oi Pessoal!


Hoje venho com uma receita beeem prática e deliciosa. Vi no facebook, naquela página "Tasty Demais" sabe? Vídeos de poucos minutos, explicando de uma forma bacana, e fiquei curiosa pra testar essa, em especial, pois eram ingredientes em tinha em casa.
Recomendo e faria sempre(#Gordinha). Ainda esquentei o pão na frigideira e derreti o queijo para colocar por cima do hambúrguer.

Ingredientes:




01 couve-florPitada de Sal e Pimenta-do-reino01 xícara de farinha de trigo01 ovo1/2 xícara de queijo parmesão ralado03 cebolas (usei as pequenas, se for da grande, 01 só dá!)02 dentes de alhoPunhado de salsinhaobs: Eu mudei a receita original (coloquei mais farinha e provavelmente mais couve-flor)
______________________
Modo de preparo:
Lave e corte a couve-flor. Coloque no micro-ondas por 15 minutos. Amasse-a ou coloque no processador, acrescente também, as cebolas, dentes de alho e salsinha.Coloque a farinha, ovo, tempero e queijo, amasse bem com as mãos.Faça "hamburguinhos&q…

A Vida É Muito Mais

Ser grato! Ser presente! Ser real! Ser verdade! Sem jogos...sem encenação...sem "e se..." Quer falar - fale. Quer dançar - dance. Quer chorar - chore.  Sorria mais - sem motivo algum.  Cante - e desafine. Ande descalço. Deite na grama.  Sinta a chuva. Faça arte. Seja criança. Não espere o outro e nem do outro. Seja e faça por você! Esqueça o número de likes e visualizações - sua vida é muito mais {e melhor} que isso.  Sinta! Viva a vida!  Não espere por aquele dia do "um dia farei e serei...", e nem pelo "momento certo". A nossa vida é aqui e agora. Seja PRESENTE ♡ (Paula R. Alvarez)