O Universo é o nosso corpo *

Boa tarde, chuvosa e cinza em Sampa, mais uma vez não conseguirei ver o fenômeno de Vênus passando na Lua, hoje a noite, umas 19:00h e pouco. Tempinho aqui nunca colabora, mas quem sabe até de madrugada ou mais pro finalzinho consiga ver?!

Bom, eu consegui terminar um livro hoje, finalmente :) Muito bom por sinal, o Juventude: Sonhos e Esperanças (de Daisaku Ikeda), mesmo para quem não é budista, vale a pena.
Enfim, gostei bastante de uns parágrafos:

"Diversos sutras enfatizam a unicidade da nossa vida com o Universo por meio da representação do próprio humano. Por exemplo. a forma arredondada da nossa cabeça representa a abóboda celestial. Os olhos correspondem ao Sol e à Lua. O abrir e fechar dos olhos representam o dia e a noite. Os cabelos representam as cintilantes estrelas. As sobrancelhas são as constelações. (...)
Nossa respiração é como o vento: a respiração tranquila é como a brisa suave percorrendo uma vale. A respiração ofegante de alguém que está furioso ou em um estado de agitação pode ser comparada a uma ventania ou a um tufão!
Quanto às articulações do corpo, dizem que possuímos um total de 360 - o que corresponde, aproximadamente, ao total de dias do ano. As principais articulações, que são doze, equivalem aos doze meses do ano. (...)
O calor de nosso ventre representa a primavera e o verão, enquanto a rigidez fria das costas representa o outono e o inverno.
Nossos vasos sanguíneos, variam em tamanho de maneira a possuirmos tanto veias grandes como pequenas, assemelhando-se aos rios. 
Nossos ossos equivalem aos rochedos e aos minerais. A pela e a carne são como a terra. Os pelos de nosso corpo são como os bosques e as folhagens. As escrituras budistas explanam detalhadamente que nosso corpo é o próprio cosmos em miniatura."



Como hoje é dia do MEIO AMBIENTE, nada mais perfeito!!! Cuidemos de nosso planeta, de nossa casa, como cuidamos de nosso corpo, ou o inverso! Igual aquela propaganda comercial: Se você pudesse ver seu coração, cuidaria melhor não?!Pois é, nós podemos ver o que está acontecendo com o Planeta Terra.

Comentários

  1. Eu tbm não consegui ver Vênus passar :(
    Ótima dica de livro, parece mesmo ser muito bom!
    Bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cinthia...vi várias imagens em sites, de Vênus passando no Sol. Acho que não fomos beneficiadas, quer dizer, nossas residências hehehehehe =PP
      É bom sim, voltado para os jovens, mas nada impede dos que passaram dos 20 e poucos anos, lerem hehehehe

      beijãozão *

      Excluir
  2. Ahh que ótimo, já que tenho "20 e poucos anos"...kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;)

      Hahahaha mesmo se tivéssemos mais...cai como uma luva hahaha

      Excluir

Postar um comentário