22/04 - Dia da Terra

Bom dia!!!

Hoje é um belo dia para ser comemorado! Primeiro: Aniversário do meu Pai. Segundo: Dia do Descobrimento do Brasil -> sim meus caros, hoje é dia do nosso Brasilzão!!!! E terceiro: Dia da Terra!


A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data. (Smartkids)


Farei um post sobre o Brasil e o Dia da Terra, porque acho que se complementam, principalmente nos dias atuais, onde todos só sabem apontar o erro dos outros, especificamente para os que estão no poder, e esquecem de olhar as suas próprias ações diárias!

Já ia escrever algo a respeito, quando li uma matéria no Hypeness logo cedo "O que acontece quando uma pessoa decidi agir em vez de simplesmente esperar soluções", e me motivou mais ainda! O que Tommy Kleyn mostrou e muitas pessoas "invisíveis" que existem por aí, é que é possível fazer algo pela sua comunidade, bairro, estado e até o país, mudar algumas situações sem ter que esperar pelo Prefeito, ou por uma outra pessoa. Em vez de cruzar os braços, sentar na frente da TV e ficar reclamando sobre o estado do País e colocando a culpa desse caos todo nos outros, podemos sim, levantar do sofá e começar a fazer algo.
Não, não é difícil e nem impossível! Primeiro passo: cuidar de si mesmo. Segundo: Podemos começar fazendo coisas em casa mesmo, reforçando a importância de cuidar do que temos! Colocar plantas e flores; Economizar e utilizar a água corretamente; reutilizar e reciclar os materiais disponíveis que consumimos, se você perceber, temos muiiiiiita coisa reutilizável! E para reciclar direitinho, verifique se o seu bairro possui o sistema de coleta, ou algum local reservado para isso; Preservar as áreas verdes, nossos parques, e ruas...se vir aquele papelzinho na grama, ou a garrafa no chão, não custa nada pegar e jogar no lixo mais próximo. Também tem a questão alimentar, que sim meus caros, influência e bastante no nosso Planeta Terra, tudo o que consumimos "custa" para o nosso meio ambiente! Como alimentos com agrotóxicos, ou carnes, que é o que mais consome água para ser produzido. Não, não para todo mundo virar vegano, mas repensar em algumas ações "comuns" do nosso dia a dia; Ir ao supermercado e levar a sua própria sacola, ou utilizar caixas de papelão. Enfim, tem muitas idéias e opções, estão todas aí, é só pesquisar e se conscientizar.
Podemos fazer o Dia da Terra ser Todos os Dias. Fazendo de pouquinho em pouquinho verá a diferença, tanto a sua volta, quanto em você mesmo.


Tradução Livre:

"A Vida é uma corrente. Todas as coisas estão relacionadas. Quando qualquer elo é prejudicado, os demais elos são afetados. Nós devemos pensar no Meio Ambiente como nossas próprias mães. Não há crime pior do que prejudicar a própria mãe."
(Dr. Daisaku Ikeda)



Uma experiência vivida: esse final de semana fui no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, ver uma exposição. Depois passeando pelo quintal, repleto de pássaros e árvores de todas as regiões, me deparei com essa situação: 'algo' denominado 'ser-humano', fez o favor de colocar a bituca do seu cigarro no meio do tronco da árvore, qual a finalidade disso? O que esse ser tem na cabeça?! Lá o que não falta é local para jogar suas bitucas e lixinhos....Fiquei bem chateada com a situação, porque é errado, e as pessoas sabem disso!
Então, por favor...vamos cuidar melhor da nossa Mãe Terra, porque toda essa nossa riqueza natural não é infinita!!!


Bituca na árvore - Museu da Casa Brasileira


Comentários